Abdominoplastia
A abdominoplastia é o procedimento indicado no tratamento do excesso de pele e gordura da região abdominal.
Como funciona a abdominoplastia
Dentre as causas de alteração do aspecto do abdômen, destacam-se a gestação, ganho ponderal, alterações posturais e cirurgias prévias. A abdominoplastia é o procedimento indicado no tratamento do excesso de pele e gordura da região abdominal.
Na maioria das vezes, utiliza-se uma cicatriz na porção mais inferior do abdômen (coberta pela roupa íntima) e uma cicatriz em torno do umbigo (que não é removido, mas apenas remodelado se necessário). O objetivo é melhorar o contorno abdominal através da remoção de tecidos excedentes e do tratamento da flacidez da musculatura do abdômen.
O novo conceito de associação da abdominoplastia à lipoaspiração – a lipoabdominoplastia – representa um grande avanço na abordagem das alterações abdominais. Esta técnica permite um tratamento muito mais refinado da região abdominal, com especial atenção à remoção da gordura localizada do abdômen.
Sobre o procedimento
Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para o resultado final da cirurgia. A paciente é orientada a utilizar modelador abdominal e realizar drenagem linfática. A partir de 15 dias, a paciente pode voltar gradativamente à suas atividades (sempre após avaliação individual de cada caso).
Tempo cirúrgico: 3-4 horas
Anestesia: regional (bloqueio peridural ou raquidiano) ou geral
Regime: ambulatorial ou internação hospitalar (dependendo de cada caso)